Influenciadora acusa dona de restaurante de jogar catarro em copo de bebida durante festa de Iemanjá em Salvador
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Influenciadora acusa dona de restaurante de cuspir em copo durante festa de Iemanjá
A influenciadora digital Bielle Elizabeth usou as redes sociais, na terça-feira (3), para denunciar a dona de um restaurante localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, por injúria racial e ameaça.
Segundo a baiana, a mulher jogou catarro em um copo de refrigerante servido com gelo, logo após tentar expulsá-la com três amigos do estabelecimento. A situação aconteceu na segunda-feira (2), quando o quarteto foi almoçar no local, durante os festejos de Iemanjá.
O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin). O g1 entrou em contato com o restaurante, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Em vídeos compartilhados com os seguidores, Bielle contou que tudo parecia normal, até que os ataques começaram. Além de mandar indiretas, a proprietária do restaurante teria retirado os pratos da mesa enquanto os clientes ainda consumiam os pedidos.
Influenciadora digital acusa dona de restaurante de dar cusparada em copo em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
A cusparada aconteceu no final, quando, após ter o copo levado para a cozinha, a influenciadora pediu um novo. Ela contou que se surpreendeu ao perceber o que havia acontecido.
"Ela escarrou no copo e depois colocou o gelo, então ficou meio que invisibilizado. Como eu não estava com maldade na hora da circunstância — não estou acostumada com esse tipo de tratamento —, eu coloquei o guaraná no copo, bebi, e, quando eu bebi, eu senti aquele gosto. E aí, quando eu tirei, tinha um catarro", destacou.
Bielle Elizabeth descreveu a situação como "humilhante", "sórdida" e "dolorosa", acrescentando que o ataque lhe despertou gatilhos, com lembranças de ataques racistas sofridos por ela na adolescência.
"Eu entrei em um estabelecimento para poder gastar dentro daquele estabelecimento. A gente pagou a conta do estabelecimento, porque ninguém estava querendo dar golpe ali. A gente só estava querendo ser tratado como humanos e foi totalmente desumana essa atitude", destacou.
A baiana disse ainda que, ao tentar questionar a dona do restaurante, a mulher negou a acusação e uma confusão se formou. Nesse momento, segundo a influenciadora, o filho da empreendedora tentou avançar contra ela e dois amigos.
"Um homem de quase dois metros veio na minha direção. Ele só não me agrediu porque todos os meus amigos se colocaram à frente. Entrou uma, depois entrou outra, e ele começou a ir para cima", descreveu.
Em nota, a Polícia Civil (PC) informou que testemunhas serão ouvidas para esclarecer as circunstâncias do fato. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso.
LEIA MAIS:
Turista gaúcha presa por injúria racial é proibida de frequentar praça no Centro Histórico de Salvador
Polícia indicia empresário denunciado por racismo contra ex-funcionárias em Salvador
Mulheres denunciam ter sido vítimas de racismo e agressão pelo ex-chefe em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻